logotype
deco

1º Ciclo do Ensino Básico

O nosso Modelo de Ensino tem por objetivo o desenvolvimento integrado de um elevado nível das competências académicas, a par de uma atenção especial ao desenvolvimento intelectual, social, pessoal, afetivo, ético e artístico dos(as) alunos(as).

O 1º ciclo é uma etapa fundamental no processo educativo, por ser a estrutura sobre a qual assenta toda a escolaridade futura.

O CAM quer formar alunos que saibam pensar, que saibam agir e defender o seu ponto de vista, que saibam avaliar o seu trabalho e o trabalho dos colegas, que sejam alunos ativos, criativos que participam na construção ativa do seu conhecimento, num ambiente feliz, alegre, onde os alunos realizam experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradas e socializadoras… onde se garante o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

ENSINO INDIVIDUALIZADO

O ensino individualizado é um conceito muito concreto, que diz respeito a uma série de processos e estratégias de ensino que respeitam o indivíduo. O objetivo será respeitar a individualidade e os ritmos de aprendizagem de cada aluno, mesmo estando integrado numa sala com outros alunos. Trata-se de permitir momentos de parceria ou criar relações tutoriais nas quais há espaço e tempo para cada aluno superar as suas dificuldades e desenvolver as suas competências.

RECURSOS DE APRENDIZAGEM

Respeitando as necessidades e características individuais, o nosso método permite respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. Cada aluno poderá construir o seu Plano Individual de Trabalho que, como o nome indica, trata-se de um plano para aquele aluno, visando as suas necessidades educativas. O plano, é avaliado pelo próprio, pelo professor, por um outro aluno com quem se estabeleceu a parceria tutorial e pelos encarregados de educação, em conversas informais e/ ou em atendimento personalizado.

Diariamente, os nossos alunos desenvolvem atividades no Tempo de Estudo Autónomo ou no Tempo de Estudo Acompanhado. Este momento desenvolve-se com o professor titular, ou com outro docente da equipa, em sala de aula e em período letivo. Este momento é fundamental e uma das suas grandes mais-valias, é que ensina o aluno, a estudar e a organizar o seu tempo de trabalho.

HORÁRIO ALARGADO

De 2ª a 6ª feira, das 7.30h às 19.30 horas

O dia de aulas/atividades compreende diferentes momentos, entre as 09h00 e as 17h30.
Dentro deste horário, os alunos têm um período letivo, frequentam aulas de música, aulas de teatro, educação física, expressão plástica, inglês, Informática, hora do conto, leitura na biblioteca, Tempo de Estudo Acompanhado / Autónomo. Todas estas atividades estão incluídas no currículo.

As atividades letivas começam em Setembro, e estendem-se até o último dia letivo de Junho.

TRABALHOS DE CASA

Não é prática comum enviar trabalhos para casa diariamente, por diversos motivos: 

  • Os objetivos de trabalho autónomo são desenvolvidos dentro da sala de aula e no horário escolar, com o apoio do professor.
  • Os alunos já trabalharam muito durante o dia, de aulas, necessitando de um merecido período de descanso.
  • É fundamental respeitar os momentos de família, de laser, de brincadeira livre. Deve haver uma separação entre ambientes e contextos.

No entanto, no fim-de-semana. será enviado um  trabalho (TPC)  para entregar na 2ª feira. Eventualmente haverá trabalhos que requeiram pesquisa, permitindo se necessário, mais tempo para a sua entrega.

Para as férias serão apresentadas, a alunos e encarregados de educação, sugestões e propostas de trabalho que permitirão manter os alunos intelectualmente ativos.

RECURSOS DE APRENDIZAGEM

Respeitando as necessidades e características individuais, o nosso método permite respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. Cada aluno poderá construir o seu Plano Individual de Trabalho que, como o nome indica, trata-se de um plano para aquele aluno, visando as suas necessidades educativas. Este plano é semanal e é avaliado pelo próprio, pelo professor, por um outro aluno com quem se estabeleceu a parceria tutorial e pelos encarregados de educação.

Diariamente, os nossos alunos desenvolvem atividades no Tempo de Estudo Autónomo ou Tempo de Estudo Acompanhado. Este momento desenvolve-se com o professor titular, em sala de aula e em período letivo. Este momento é fundamental e uma das grandes mais-valias é que ensina a estudar.

FÉRIAS DE VERÃO

Em Junho/Julho/Agosto o CAM assegura várias atividades de Verão: “Férias Mágicas em Movimento”. Um programa especial (Pré-escolar,1º Ciclo): aventura, praia; campo; desportos, BTT, xadrez, jogos tradicionais, clube de informática, oficina de escrita, oficina de jornalismo, visitas guiadas, concursos, desafios artísticos...